O projeto consiste em uma fila virtual para atividades, com foco em jogos e desenvolvido durante o hackathon do processo seletivo para o Programa de Formação da empresa de tecnologia FCamara, onde os usuários deste projeto, seriam os próprios colaboradores da empresa.

Observando ligeiramente, pode parece algo simples e fácil. Mas não é bem assim.

Podemos considerar como algo simples, entretanto nada fácil, ainda mais pelo prazo proposto de 30 dias. Pensar em uma solução que pudesse atender colaboradores e demais, que fosse intuitiva, prática e atrativa a fim de promover melhor organização, custou muito raciocínio para o nosso squad, no qual atuaram 5 integrantes no total.

O primeiro passo deste desafio, foi a tentativa de localizar uma plataforma web, ou mobile que fornecessem este tipo de serviço/ferramenta.

Escolhemos dois concorrentes indiretos, pois não são fiéis à mesma proposta do FIFO a ser desenvolvido. Eles foram:

Concorrente 1 — Aplicativo de filas para comércios em geral, onde o comerciante se cadastra e cria através de categorias pré-definidas, que por sua vez, o usuário após seu cadastro entrasse na fila do comércio, onde era possível visualizar através de um cronômetro com tempo restante o seu momento de chamada.

Concorrente 2 — Aplicativo de torneios de partidas de futebol, onde cadastra-se os times e seu respectivo responsável, e a plataforma listava de forma aleatória os próximos times a participar da partida.

Ambos os exemplos, são ideias próximas à proposta do desafio FIFO, porém continham visuais extremamentes poluídos, com diversos processos para que no fim pudesse exercer o seu principal objetivo.

O Projeto

O projeto FIFO foi desenvolvido para que qualquer colaborador da empresa, no caso FCamara, pudesse participar das atividades ou jogos, sendo esta pessoa um geek totalmente por dentro dos jogos, ou não.

Através de um cadastro simples, com apenas 3 campos, sendo nickname e senha/confirmação de senha, o usuário consegue visualizar a situação atual das atividades presentes na empresa. De maneira rápida, e prática.

Visualizando as filas, o usuário poderá se programar de maneira mais exata, para que realize qualquer uma das atividades ou jogos já existentes. A criação de uma nova fila também é uma possibilidade para este colaborador.

Ao criar a fila, o usuário colaborador possui a opção de selecionar quantos jogadores por partida deverão ser revezados, sendo este quesito editável a qualquer momento.

Obviamente, o projeto apesar de entregue devido prazo, há muitas melhorias a serem realizadas como por exemplo, a notificação de exclusão da fila. Pois no cenário atual, qualquer colaborador pode apagar a fila, após uma mensagem de confirmação. Então imaginamos que seria interessante pra quem estava participando desta mesma fila apagada, pudesse ao menos saber o nome do usuário do coleguinha atrevido que apagou-a.

Além de outras features, voltadas para o visual, como por exemplo a personalização de avatar e cores diversas no nickname; até mesmo um ranking de jogadores cadastrados, por exemplo, o @Joaozinho está no TOP 3 entre o que mais jogou Sinuca, considerado o “Rei da Sinuca”.

Já imaginou?

São tantas possibilidades, em um prazo curtíssimo.

De todo este processo e desafio, a parte que deverá ser mais relevante é o que levamos dele. E independente de qualquer que seja o resultado, o que prevalece é a conexão com outros participantes, e principalmente conhecimento adquirido.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store